quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Kharma

    Ouvi dizer que o kharma dos leoninos é cobrado a vista, e posso dizer que tem sido assim durante minha viagem pela vida. Recebo de volta em igual intensidade aquilo que faço/desejo. E o que não é cobrado me dá medo. Então recuo, mudo, me arrependo, me redimo e seja lá o que for, que merda for, eu simplesmente contorno; mas afinal, que merda de ser humano sou eu que só deixo de fazer o mal se aquilo me castigar, de alguma forma? Será que só não faço certas coisas por medo da punição? Ou porque senti as punições na pele? Ou seja lá por que diabos seja. Concluo que não sou tão ético assim. E eu nem estudei ética, afinal. Eu sou um emaranhado de erros e acertos, questionando minha conduta a fim de melhorá-la. Por quê? Porque eu sou um manipulador? É. Pode ser.


    Eu gostaria realmente de saber o porquê de escolhermos condutas mais humanas senão um medo coletivo da punição, pela lei dos homens ou outras leis superiores, ou qualquer coisa que possa reger sobre a vida de cada pessoa dentro da sociedade.

    Eu confesso que eu não estudei sociologia o quanto deveria, eu apenas vivenciei diferentes realidades sociais; e das realidades que cada pessoa pode me mostrar, eu não sei se somos tão éticos, morais, ou qualquer nome que isso deva ter. Não somos. Mas isso também não nos torna mal.

    Eu também não estudei filosofia o quanto deveria, mas filosofo bastante sobre o que me ocorre. Pensar me aproxima dos meus sonhos. Pensar melhora minha vida. E eu acredito que pensando nos tornamos melhores, pouco a pouco, seja pela educação, seja pelo medo da punição. E assim me coloco outra questão:


    Será que a educação poderia "encurtar" este caminho se sobrepondo à função social da punição?


    Eu pagaria para ver. 


    Mas eu não sou fruto exatamente disso. Sou um amontoado de pluralidades e ambiguidades e sincronicidades. Enfim, aceito meus kharmas e prometo, a mim mesmo, que irei mudar. Sempre mudo, a questão é, para melhor ou para pior?

Nenhum comentário:

Postar um comentário